Ecologia
Ecologia vem do Grego: oîkos , casa + lógos , tratado, é substantivo feminino, e significa: ramo da Biologia que estuda as relações das plantas, dos animais e do homem com o meio ou com o ambiente; estudo de um grupo territorial natural, no conjunto das suas relações com o meio geográfico e das condições de vida social; mesologia; movimento que visa o estabelecimento de um melhor equilíbrio entre o homem e o meio ambiente, assim como a preservação deste último. E tem a ecologia humana, que é o estudo da estrutura e desenvolvimento das comunidades e sociedades humanas, tendo em consideração os processos pelos quais as populações se adaptam aos seus ambientes. Por que se fala "meio ambiente". Por que meio + ambiente? Ambiente é tudo aquilo que envolve os seres vivos e as coisas... e meio ambiente é o conjunto de condições naturais e de influências que agem sobre os organismos vivos e os seres humanos na área ou região que normalmente ocupam. Hum! ...